![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEsDFLTLcYVDGNS6kWvNeiWx61mls0AWdogZZObFD5mMUOgw25gsuOUa5EvuL7c8UiO6ziIvWJ2E1a9mc9_T_xLEyyz0-bV_5dBWSbSuxgjzH13ix9qL0ypAjlgWwPGTc8f-nwrIaasFie/s320/HIDROGRAFIA+DO+BRASIL.jpg)
Alguns dos rios da Amazônia e do Centro-Oeste foram melhorados pela dragagem de seus baixios, mas a maioria dos rios navegáveis destas regiões são naturais. Nas regiões Sudeste e Sul, vários rios foram canalizados, o que permitiu o aumento da capacidade de tráfego dessas hidrovias e da confiabilidade do transporte fluvial.
A rede hidrográfica brasileira tem elevadas condições de umidade na maior parte do território nacional, sendo considerada como a mais densa do planeta.
Algumas características da hidrografia do Brasil :
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkdUwUm8NIV0D39lQZK0JDJO9yxzqgOF-DNwv5SRHkiAxXa4Kp3egX8qSHEEBEXebt2psC6ZRoMSUfvRF39YZsIy2w-hyRoLdQGAJxyWdEiK2c_Rsxltuqy-czFsheAB4jHs0H5hxc0x3X/s320/IMG14-484-755.jpg)
- ocorrência de regimes nival ou glacial, sendo apenas o Rio Amazonas um dependente do derretimento da neve da Cordilheira do Andes, mas a sua alimentação provém basicamente de chuvas. O período das cheias dos rios brasileiros é no verão, com algumas exceções no litoral do nordeste.
- Grande parte desses rios é perene; apenas alguns que nascem no sertão nordestino são intermitentes.
- O destino dos rios brasileiros é exorréico, ou seja, desagua no mar. Devido ás elevadas altitudes na porção ocidental da América do Sul, os rios brasileiros vão todos desaguar no Oceano Atlântico. Mesmo os que correm para oeste fazem a curva ou desaguam em outro rio que irá em direção ao oceano.
Na produção de energia elétrica, o uso dos rios é muito grande. Aproximadamente cerca de 90% da eletricidade brasileira provém dos rios. Seu potencial hidráulico vem de quedas d’água e corredeiras, dificultando a navegabilidade desses mesmos rios. Na construção da maioria das usinas hidrelétricas, não foi levado em conta a possibilidade futura de navegação, dificultando o transporte hidroviário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário