segunda-feira, 10 de maio de 2010

Recursos Hídricos no Brasil :D




Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.As águas subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível para o Homem (aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos).À partida, sendo a água um recurso renovável estaria sempre disponível para o Homem utilizar. No entanto, como o consumo tem excedido a renovação da mesma, actualmente verifica-se um stress hídrico, ou seja, falta de água doce principalmente junto aos grandes centros urbanos e também a diminuição da qualidade da água, sobretudo devido à poluição hídrica por esgotos domésticos e industriais.
No âmbito do
desenvolvimento sustentável ( citado em tópicos abaixo ), o manejo sustentável dos recursos hídricos compreende as ações que visam garantir os padrões de qualidade e quantidade da água dentro da sua unidade de conservação, a bacia hidrográfica.
É actualmente aceito o conceito de gestão integrada dos recursos hídricos como paradigma de gestão da água. Quase todos os países já adotaram uma "legislação das águas " dentro da disciplina de
Direito Ambiental. No Brasil é a Lei 9949/97 também denoninada Lei das Águas.
As acções a desenvolver no âmbito da gestão das águas podem ser de diferentes tipos:
- Preventivas ou corretivas;
- Pontuais ou distribuídas;
- Educativas e legislativas.
Até recentemente, principalmente em nosso país, a água era considerada como um recurso natural renovável, em geral farto e abundante, e que poderia atender, sem restrições, a quase todas as necessidades que dele viessem a ser requeridas. Sua carência era sentida apenas nas regiões semi-áridas, fato considerado grave, mas natural. Entretanto, a partir da Conferência de Dublin, em janeiro de 1993, a água passou a ser considerada como um recurso finito e, sobretudo, vulnerável. Fundada em 1977, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, vem acompanhando, estimulando e participando do despertar da sociedade brasileira para este problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário